Carta ao presidente da república Luis Inácio Lula da Silva

Brasília, 08 de setembro de 2003.

Exmo Sr. Luis Inácio Lula da Silva
MD Presidente da República
Brasil

As entidades signatárias da presente, integrantes  da Segunda Expedição “Rio Paraguai, suas águas e sua gente”, realizada entre 17 e 25 de agosto,  vêm à presença de V. Exa. para expor o seguinte:

Ao percorrermos o trecho do rio Paraguai entre Cáceres/MT e Corumbá/MS, nos deparamos com uma realidade social e cultural muito preocupante, isto no que tange à qualidade de vida dos índios Guató e de outras comunidades ribeirinhas tradicionais, herdeiras históricas de um frágil contexto geográfico, onde o equilíbrio  entre o homem e o meio ambiente foi construído de forma muito singular. Contrariando a Carta de Declaração dos Direitos do Homem e da Mulher, as condições a que estas pessoas estão submetidas provocam profunda indignação, visto que sofrem dramáticas privações agravadas pela falta de perspectivas de políticas públicas e governamentais de inclusão social.

Os empreendimentos e intervenções em andamento ou propostos para a Planície Pantaneira, tomando como exemplo a Hidrovia Paraná Paraguai, Pólos Siderúrgicos, entre outros substancialmente impactantes, intensificam o processo de rupturas estruturais e da perda cultural.

Solicitamos a atenção de V. Exa para os dilemas que a expansão das forças produtivas apresenta para as pequenas comunidades populares desta região do país, as quais gostariam de continuar sendo quem foram até agora, intervindo com a autoridade que a vontade popular lhe outorgou, no sentido de fomentar políticas públicas que contemplem, como prioridade, o social e as tradições que fundamentam a identidade e a vida pantaneira.

Atenciosamente,

Rede Pantanal de ONGs e Movimentos Sociais
Coalizão Internacional Rios Vivos
WWF Brasil
WWF Bolívia
ECOA - Ecologia e Acão – Mato Grosso do Sul
Vida Pantaneira – Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual do Mato Grosso / Pró Reitoria de Extensão e Pesquisa
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Departamento de História 
Iniciativa Pantanal Everglades – IPE
Instituto Sobrevivência – Paraguai
Fundação PROTEGER – Amigos de La Tierra – Argentina
Comitê Holandês da IUCN - Holanda
Both Ends – Holanda
Tropical Rivers Alliance - EUA
Entre Rios – Argentina
Instituto Gaia - Mato Grosso
Grupo Raízes – Mato Grosso
OCCA – Mato Grosso do Sul