Ecoa & EGP

Uma das importantes iniciativas da ECOA na busca pela conservação da natureza e pelo desenvolvimento integral das comunidades do Pantanal é sua atuação junto ao Comitê Holandês da União Internacional para a Conservação da Natureza (ou IUCN/NL).

Reunido pela primeira vez em 1978, o Comitê Holandês atua como uma ponte entre ganizações da sociedade civil, governos, empresas e instituições de pesquisa de todo o mundo, com o objetivo de proteger a integridade e diversidade da natureza, incentivando a sustentabilidade no uso dos recursos naturais.

Entre suas atividades, o IUCN/NL apóia financeiramente organizações não governamentais (especialmente de países em desenvolvimento) que trabalhem com a conservação da natureza e com melhorias ambientais relacionadas à redução da pobreza.

Neste sentido, promove importantes ações através de seu Programa de Pequenas Subvenções para Ecossistemas, conhecido como EGP (Ecossistems Grants Programme), um fundo para pequenos financiamentos que subsidia atividades de conservação promovidas por organizações não governamentais e que atua na África, Ásia e América Latina.

Na América Latina, a região prioritária para o programa (denominada Região Focal) é a Bacia Hidrográfica Paraná-Paraguai, que abrange os seguintes países: Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Durante o primeiro ciclo de atividades do EGP na Região Focal das Bacias Hidrográficas do Paraguai-Paraná (2007-2010) foram realizados três editais de seleção. Esta iniciativa possibilitou que 41 ONGs importantes e ativas na região (de pequeno, médio e grande porte) tenham obtido recursos para desenvolver suas ações, através do apoio a 43 projetos, distribuídos da seguinte forma: 16 iniciativas apoiadas no Brasil, 09 na Argentina, 08 na Bolívia, 07 no Paraguai e 03 no Uruguai.

Os projetos que vem sendo desenvolvidos ao longo deste período se apóiam em temáticas consideradas como extremamente relevantes e prioritárias para a Região Focal. As temáticas, conhecidas como Temas Focais, são as seguintes: 1) Biocombustíveis e Soja; 2) Áreas Protegidas; 3) Serviços Ambientais (Ameaças aos Ecossistemas e seus Serviços); 4) Conservação Ambiental com Participação Comunitária e Uso sustentável de Recursos Naturais; 5) Construção de Capacidades da Sociedade Civil e Educação Ambiental, e 6) Incidência Política.


A abordagem regional e o Ponto Focal

A abordagem regional empregada pelo EGP, baseada em experiências prévias do IUCN NL com outros programas de pequenos financiamentos, tem como objetivo o fortalecimento da sinergia entre as organizações desta região e, conseqüentemente: (a) a ampliação do alcance e dos impactos dos projetos individuais; (b) a troca de experiências entre as organizações e (c) o fortalecimento da capacidade de incidência política das ONGs.

Ao estabelecer uma Região Focal, o EGP une países que compartilham paisagens, modos de vida e problemas e que, juntos, buscam a superação de seus desafios ambientais e sociais.

Como parte desta abordagem, é prevista a existência do Ponto Focal: uma organização que apóie o Comitê Holandês na Região Focal e facilite a execução das atividades previstas.

A ECOA foi escolhida pelo IUCN NL como Ponto Focal para o desenvolvimento das ações do EGP na Bacia Hidrográfica Paraná - Paraguai, e seu trabalho consiste em: facilitar o enlace entre todas as ONG’s apoiadas pelo EGP na Região Focal, bem como fornecer ou facilitar o apoio técnico ao desenvolvimento dos projetos. Dessa forma, promove a sinergia entre as ONG’s participantes e delas com as demais instituições da região, tais como, institutos de pesquisa e outras organizações não governamentais, conduzindo assim, à maior abrangência e qualidade dos projetos auxiliados pelo EGP.


Sobre a IUCN: a União Internacional para a Conservação da Natureza, é uma das maiores e mais antigas organizações mundiais que atuam no cenário ambiental.
Fundada em 1948, auxilia organizações governamentais e não governamentais de todo o mundo, bem como comunidades locais, empresas e agências das Nações Unidas a, juntas, encontrarem soluções para os grandes desafios que envolvem a busca por desenvolvimento aliado à conservação dos recursos naturais.

Para saber mais:
http://www.iucn.org
http://www.iucn.nl
http://www.iucn.nl/funds/ecosystems_grants_programme/