Notícias

Workshop reúne trinta países na África do Sul A África do sul foi palco de discussões e reflexões sobre a questão da redução da pobreza nas regiões de Áreas úmidas. Dos dias 29 de janeiro a 02 de fevereiro, cerca de 90 instituições, de 30 países, se encontraram no Workshop Wetlandds, Water and Livelihoods, na cidade de St. Lucia/ Kwazulu Natal.

As Áreas Úmidas como instrumento de alívio à pobreza O tema proposto para o Dia Mundial das Áreas Úmidas de 2006, As Áreas Úmidas como instrumento de alívio à pobreza, guarda estreita relação com o tema da 9ª Conferência das Partes Contratantes (COP9) que se realizou em Uganda, em novembro de 2005, que foi As Áreas Úmidas e a água: mantêm a vida, nos dão sustento!

Ongs realizam encontro durante Conferência de Ramsar Visando trocar experiências, conhecer iniciativas e projetos desenvolvidos nas áreas úmidas e ampliar possibilidades, a NC-IUCN/SWP realizou reunião durante a COP9 Ramsar com organizações não-governamentais. Brasil, Mali, países africanos, Bolívia, Nepal e Costa Rica tiveram oportunidade de apresentar ações em suas regiões e falar de resultados positivos e problemas enfrentados na conservação e uso sustentável das áreas úmidas.

Divulgadas melhores experiências de gestão participativa de áreas... Como está a gestão participativa de áreas úmidas na América Latina e quais as experiências que têm dado certo? Os resultados de um diagnóstico sobre os avanços, situação e necessidades de gestão participativa foram apresentados na COP9 Ramsar pela Fundação para a Gestão Ambiental Participativa (FUNGAP-Grupo Antigua), uma rede de organizações latino americanas que atuam com participação em meio ambiente, com sede na Costa Rica.

2 de fevereiro - Dia Mundial das Áreas Úmidas No dia 2 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial das Áreas Úmidas, a data foi definida em 1971 na Convenção de Ramsar, no Irã. O papel desempenhado por essas regiões é fundamental para o ciclo da água. Elas captam e retém a água da chuva ou do degelo, recarregam os aqüíferos, controlam inundações, retém sedimentos e depuram as águas. Saiba mais sobre sobre estas regiões.

Reunião debate criação do Comitê Nacional de Zonas Úmidas No dia 24 de outubro aconteceu uma reunião no MMA (Ministério do Meio Ambiente), para debater os desdobramentos da criação do Comitê Nacional de Zonas Úmidas, que aconteceu no dia 23 por meio de decreto presidencial. A criação do Comitê atende a uma recomendação da Convenção Internacional de Zonas Úmidas, que vê nos comitês nacionais um instrumento para facilitar a cooperação entre os interessados na preservação de mangues, lagos, banhados, brejos e pântanos, por exemplo.

Fundação Proteger realiza Seminário Internacional de Áreas Úmidas na... Acontece entre os dias 28 e 27 de setembro, o Seminário Internacional sobre o Manejo Sustentável das Áreas Úmidas da América Latina e Simpósio Internacional de Ecoturismo e Áreas Úmidas da Fundação Proteger - Amigos da Terra, Argentina. O evento ocorre no Hotel Mayorazgo na cidade de Paraná, capital de Entre Ríos.

Congresso Internacional sobre o uso múltiplo dos recursos hídricos no... O objetivo do congresso é reunir autoridades, juristas, pesquisadores e cientistas dos países integrantes do Mercosul, bem como entidades do turismo numa tentativa de viabilizar o Turismo Fluvial, esporte, educação e preservação ambiental em seus territórios.

Assessor-chefe da Convenção Ramsar fala de manejo das áreas úmidas Os desafios e potencialidades na conservação e manejo das áreas úmidas e o papel da Convenção Ramsar de Áreas Úmidas será o tema da palestra de Alain Lambert, assessor-chefe de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Convenção Ramsar, que será apresentada dia 13 de agosto, às 10:00h, no auditório do bloco C, da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande, MS.