Pantanal ameaçado


• Riscos da contaminaçãocontaminação

Empreendimentos como os pólos gás-químico e minero-siderúrgico e uma termelétrica estão previstos para serem instalados em Mato Grosso do Sul. Mais especificamente em Corumbá, município conhecido como Capital do Pantanal.

Atualmente se vê com extrema urgência a necessidade de buscar mais informações sobre os riscos da contaminação, os impactos que podem trazer para o solo, os rios, os aqüíferos e principalmente para saúde das pessoas. A poluição mata e "mata de forma invisível e lentamente".  





ZEE Pantanal• Zoneamento no Pantanal

O Zoneamento Ecológico-Econômico é um instrumento para planejar e ordenar o território brasileiro, harmonizando as relações econômicas, sociais e ambientais que nele acontecem.

Demanda um efetivo esforço de compartilhamento institucional, voltado para a integração das ações e políticas públicas territoriais, bem como articulação com a sociedade civil, congregando seus interesses em torno de um pacto pela gestão do território. O ZEE é ponto central na discussão das questões fundamentais para o futuro do Brasil como, por exemplo, a questão da Amazônia, do Cerrado, do Semi-árido Brasileiro, dos Bio-combustíveis e das Mudanças Climáticas.




• Hidrelétricasimplantação usinas hidrelétricas

Projetos para  - de pequeno, médio e grande porte - nos rios de planalto da alta bacia do rio Paraguai, ameaçam o Pantanal. Estudos recentes comprovam que a instalação das barragens alterará o pulso de inundações na planície, prejudicando a biodiversidade da região, limitando a migração de peixes que sobem os rios para reprodução e retendo organismos aquáticos importantes para a alimentação de animais. Além disso, deve ser considerado o impacto social, tendo em conta a existência de comunidades ribeirinhas ao longo dos rios a serem barrados.