Ecoa - Rios Vivos

Você está em:
06/05/2010

Usina Eldorado (MS) irá ampliar produção em 240%

Fonte: Site Ediçao de Notícias
A ETH Bioenergia, empresa que atua de forma integrada na produção, comercialização e logística de etanol, energia elétrica e açúcar, vêm investindo para atender a crescente demanda bioenergética nacional.

Parte desse esforço é a ampliação em 240% da capacidade de produção da Unidade Eldorado, localizada em Rio Brilhante (MS), em operação desde 2006. Para isso, a empresa convida a população para conhecer as questões sócio-ambientais envolvidas no projeto e debatê-las em audiência pública a ser realizada nesta quinta-feira, dia 06 de maio, às 19 horas, na Câmara Municipal de Rio Brilhante.

A audiência pública, realizada pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), irá apresentar os estudos sobre os impactos ambientais e sociais da obra e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), referente ao Licenciamento Ambiental de ampliação do empreendimento.

O debate é aberto ao público, que poderá conhecer os aspectos gerais do empreendimento, os impactos que podem ocorrer na região, as medidas para prevenir e mitigar os possíveis impactos e os programas ambientais propostos pela ETH Bioenergia, que preveem investimentos de R$ 386,4 milhões até 2012. Os participantes terão a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas, bem como fazer críticas, sugestões e dar suas opiniões. O resultado da reunião servirá de subsídio à decisão quanto ao licenciamento ambiental de ampliação do empreendimento.
 
O empreendimento
A ampliação da capacidade de moagem será de 3,5 milhões de toneladas até 2012, passando de 2,5 milhões para 6 milhões de toneladas de cana– um crescimento de 240%. Para atender a nova produção, 1.739 novos empregos devem ser gerados na região.

A Unidade Eldorado foi adquirida pela ETH em março de 2008 e com a expansão passará a ter uma capacidade total de produção, por safra, de 215 m³ de álcool anidro e 223 m³ de álcool hidratado (um m³ equivale a mil litros), 3,7 milhões de sacos de açúcar (50kg cada), além de gerar 554,2 mil Mwh de energia elétrica.

Sobre a ETH Bioenergia
Controlada pela Odebrecht, a ETH Bioenergia atua de forma integrada na produção, comercialização e logística de etanol, energia elétrica e açúcar. Com investimento total de R$ 7,3 bilhões, a ETH tem como objetivo ser a líder em bioenergia com a produção de 3 bilhões de litros de etanol e 2.700 Gwh/ano de energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. Consolida quatro pólos produtivos, localizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.




Estas instituições apóiam projetos da ECOA e Coalizão Rios Vivos e não necessariamente as informações veiculadas no portal.
InnBativel Mott Foundation
2004 © ECOA. Todos os direitos reservados
ECOA- ECOLOGIA E AÇÃO (67) 3324-3230