Ecoa - Rios Vivos

Você está em:
13/07/2007

Isqueiros de Miranda inauguram Associação

Tanques de armazenamento de iscas da Associação de Pescadores de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda. Foto: Jean Fernandes

Os pescadores artesanais de isca do município de Miranda (MS) têm um motivo extra para comemorar o aniversário da cidade no próximo dia 16 de julho. Na véspera, domingo, dia 15, eles festejam a inauguração da associação própria, a APAIM (Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda).

A criação da Associação para os isqueiros da região resulta de um trabalho feito com apoio da Ecoa – Ecologia e Ação, em parceria com a Prefeitura de Miranda, Embrapa Pantanal, Ibama Corumbá, Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap/PR), Centro de Apoio Sócio Ambiental (CASA) e do Comitê Nacional Holandês (IUCN/NL).

Entre os principais objetivos da Associação está a busca pelas parcerias e apoio de organizações governamentais e não governamentais, o incentivo à participação dos pescadores artesanais de iscas na elaboração, implementação e monitoramento de políticas públicas de âmbito Municipal, Estadual e Federal para melhorar as condições de trabalho e de permanência com qualidade de vida no local. A APAIM será também um espaço para encontros e reuniões, cursos e principalmente um “entreposto” (local de venda de iscas) para regulamentação da atividade, bem como a comercialização das iscas aos adeptos do turismo de pesca.

O apoio aos pescadores de isca de Miranda teve início em meados do ano 2000 com a promoção de cursos de capacitação e treinamentos que fortaleceram a comunidade para a prática da pesca sustentável, adoção de macacões (equipamentos adequados para segurança dos coletores de iscas) e trabalho manejo adequado apropriado no transporte das iscas até o “entreposto” sem prejudicar a produtividades e rentabilidade das coletas. A iniciativa culminou com a criação da Associação em 2005, que ganha uma sede própria agora em 2007.

A solenidade de inauguração da APAIM está marcada para as nove horas da manhã do domingo, dia 15 e contará com a presença de representantes da prefeitura municipal de Miranda, Ecoa, Embrapa Pantanal, Ibama Corumbá, Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP/PR) e do Centro de Apoio Sócio Ambiental (CASA) e membros da própria Associação.

Hellen Christine




Estas instituições apóiam projetos da ECOA e Coalizão Rios Vivos e não necessariamente as informações veiculadas no portal.
InnBativel Mott Foundation
2004 © ECOA. Todos os direitos reservados
ECOA- ECOLOGIA E AÇÃO (67) 3324-3230