Ecoa - Rios Vivos

Você está em:
20/08/2009

Estudo fala sobre conservação da pesca de iscas na Serra do Amolar

Fonte: Redação

Realizado por André Siqueira, Diretor de Políticas Públicas da Ecoa e coordenador de campo das ações na Serra do Amolar, o estudo tem o objetivo de identificar e analisar as estratégias de manejo e conservação desenvolvidas pelos pescadores de iscas, nas áreas exploradas para o uso econômico e de subsistência dessa atividade.

A particularidade do estudo chamado: “Estratégias de Manejo e Conservação da Pesca de Iscas na Comunidade da Barra do São Lourenço no Pantanal Sul-Mato-Grossense" está no fato dessa população localizar-se na zona de amortecimento do sítio do Patrimônio da Humanidade, constituída por unidades de conservação de proteção integral, que restringem o uso dos recursos naturais.

"O estudo na verdade pretende mostrar que algumas populações de pescadores possuem estratégias intrínsecas de uso dos recursos pesqueiros, e apesar de desenvolverem uma atividade extrativista não são, de longe, os responsáveis pelos impactos no Pantanal", afirma André Siqueira.

André apresentou os resultados da pesquisa na conclusão do curso de Biologia da Universadade Federal de Mato Grosso do Sul.

Confira o documento na íntegra e as fotos anexas:

DownloadDownload




Estas instituições apóiam projetos da ECOA e Coalizão Rios Vivos e não necessariamente as informações veiculadas no portal.
InnBativel Mott Foundation
2004 © ECOA. Todos os direitos reservados
ECOA- ECOLOGIA E AÇÃO (67) 3324-3230