Ecoa - Rios Vivos

Você está em:
19/12/2002

Diagnóstico irá revelar atual situação da educação ambiental no Pantanal

Fonte: Ecologia em Notícias Edição - 348
Público presente no lançamento da Rede Aguapé em Corumbá, responde questionário para o diagnóstico da educação ambiental no Pantanal. Foto:Yara Medeiros

A Rede Aguapé de educação ambiental está realizando um diagnóstico no Pantanal com o objetivo de identificar e analisar o cenário da educação ambiental na região e através deste elaborar um plano estratégico para que a Rede Aguapé seja auto-sustentável. A equipe pretende aplicar cerca de 500 questionários e estão sendo visitadas escolas, ONGs, movimentos sociais e órgãos públicos e privados relacionados a área de meio ambiente.


As informações vão compor um banco de dados para livre consulta pela internet, o Sibea (Sistema Brasileiro de Educação Ambiental), do Ministério do Meio Ambiente, e servirão como base para o diagnóstico analítico sobre o que há de mais moderno em educação ambiental no Brasil. A equipe do diagnóstico já visitou três cidades: Poconé no Mato Grosso, Aquidauana e Corumbá no Mato Grosso do Sul.

Segundo o economista Luis Fernando Ribeiro Abrão, um dos integrantes do grupo que está visitando as cidades, as pessoas têm sido muito receptivas. "Existe muita demanda na área de educação ambiental e falta oferta. A população se mobiliza e tem ótimas idéias e muito interesse, mas falta apoio", comenta Luís a respeito de sua viagem a Poconé. A próxima viagem acontece em janeiro de 2003 para Santo Antônio do Leverger e Barão do Melgaço, em Mato Grosso.

Os critérios e os procedimentos comuns para a realização do diagnóstico foram decididos em comum acordo entre todas as Redes de Educação Ambiental do Brasil. Todas as Redes estão realizando localmente o diagnóstico. O levantamento vai cobrir as ações de educação ambiental em sete estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Acre e no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A Aguapé - Rede Pantanal de Educação Ambiental realizou nesta quinta-feira, 19 de dezembro, o lançamento local da iniciativa no município de Corumbá.

O evento aconteceu na sede da WWF - Corumbá Programa Pantanal para Sempre. No lançamento foi apresentado, o projeto e aplicado questionário para coleta de dados sobre a educação ambiental no Pantanal. A Rede Aguapé está realizando suas atividades desde de outubro deste ano e conta com o apoio do Fundo Nacional do Meio Ambiente - Ministério do Meio Ambiente - Governo Federal. Mais informações sobre a Rede Aguapé entre em contato pelo e-mail jornalismo@riosvivos.org.br ou pelo telefone (67) 324 3230





Estas instituições apóiam projetos da ECOA e Coalizão Rios Vivos e não necessariamente as informações veiculadas no portal.
InnBativel Mott Foundation
2004 © ECOA. Todos os direitos reservados
ECOA- ECOLOGIA E AÇÃO (67) 3324-3230