Ecoa - Rios Vivos

Você está em:

Miranda (APAIM)

Miranda localiza-se a 200 km da capital Campo Grande. Situado dentro da planície pantaneira, o município possui 48% de sua população instalada na zona rural. A atividade turística, a atividade pecuária e as carvoarias são as três principais fontes de emprego e renda do município. Para dar suporte às atividades do turismo de pesca, o município possui uma grande comunidade de pescadores e catadores de iscas.

A escolaridade da população de pescadores de isca de Miranda é muito baixa, tendo, basicamente, o ensino fundamental incompleto. No quesito saúde, principalmente entre as mulheres, constata-se muitos problemas advindos da insalubridade da atividade desenvolvida ao longo dos anos, como a artrite, artrose, problemas de coluna e dores nas articulações e nos ossos, da mesma forma que acontece na comunidade de Porto da Manga. Também em Miranda estas doenças específicas da profissão não são tratadas convenientemente pela pelo poder público.

Inauguração da AssociaçãoPor se tratar de uma comunidade que se estabelece muito próxima ou mesmo dentro do perímetro urbano, o atendimento médico à população é feito nos postos de saúde do município, as crianças tem acesso às escolas e muitas famílias recebem auxílio do Governo Federal pelo Programa Bolsa Família. Os pescadores do município, em sua maioria, possuem casa própria, de alvenaria, com abastecimento de água encanada e energia elétrica.

A importância de se garantir qualidade de vida e conservação da região levou a Ecoa a desenvolver ações de proteção ao Pantanal e suas populações. Os resultados já são refletidos no acesso ao direito básico da educação, por exemplo. Num trabalho com organizações parceiras, a Ecoa ajudou a reativar escolas, como as do Paraguai-Mirim e da Barra do São Lourenço, que atendem estudantes da Vila do Amolar. Esta última, inativa desde o início da década de 1980.
Estas instituições apóiam projetos da ECOA e Coalizão Rios Vivos e não necessariamente as informações veiculadas no portal.
InnBativel Mott Foundation
2004 © ECOA. Todos os direitos reservados
ECOA- ECOLOGIA E AÇÃO (67) 3324-3230